Seguidores

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Focaccia de alecrim e azeite de Annabell Langbein

Bom dia,
Já o referi, e uma vez mais assumo, amo esta chefe, uma mãos de fada do melhor, do nada faz muito e cada coisa, que me faz imaginar o sabor, chegando a babar-me só de pensar...e o que me faz, estar à frente do ecrã, com caneta e papel, receitas desta Senhora, tenho imensas e aprendo bastante  com ela...Adoro-a, adoro-a e adoro-a...
Passemos à sua receita...
Ingredientes:

  • 1 1/2 chávena de água morna
  • 1 1/2 colher de chá de levedura seca (eu coloquei de fermento fresco)
  • 1 batata assada em puré
  • 1/4 chávena de azeite virgem extra
  • 4 1/2 chávenas de farinha T65, mais alguma para amassar.
  • 2 colheres de chá de sal
Cobertura:
  • 1 - 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 2 colheres de chá de folhas de alecrim fresco
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
Preparo:
O preparo, fiz na minha nova auxiliar ÿammi2. 
  1. Coloque água morna no copo do robot. Povilhe fermento sobre a água e deixe repousar durante 2 minutos. Misture o puré de batata e o 1/4 de chávena de azeite, prog. 1 minuto/37ºC/vel1.
  2. Depois coloque a farinha e o sal e misture tudo prog. 2 min/vel3, a massa começa a despregar das laterais.
  3. Prog. 3min30seg/vel espiga. tire a massa e coloque numa tigela oleada. Cubra com um paninho de algodão e deixe dobrar a massa.
  4. Quando estiver pronto para cozinhar a massa, pré-aqueça o forno (eu pré-aqueci um tabuleiro)até aos 220ºC. Quando ficou quente, tirei e estendi a massa rapidamente, dando o formato oval e com as pontas dos dedos pressionei na parte superior do pão, reguei com azeite e povilhei com alecrim e sal marinho.
  5. Foi ao forno +- 25 minutos até dourar a meu gosto.
Não gostei, amei a focaccia e já a fiz mais vezes...
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...